Tenha as ferramentas adequadas para ser mais produtivo
Num ambiente empresarial em que constantemente é preciso fazer mais não chega trabalhar vigorosamente, é importante ter também as ferramentas adequadas para ser mais produtivo.
Por esse motivo, em complemento com o seu ERP a nossa vertical de produção inclui uma planeador e uma ferramenta de shopfloorcontrol, que lhe permite definir todo um calendário de produção para a sua empresa e posteriormente indicar no chão de fábrica, através de tablets, o que cada operário deve fazer e reportar.
Foco >> A sua Produção
Simplifique, estruture e apoie as áreas mais relevantes da sua empresa
1
Garanta que o seu ERP está alinhado com a sua estrutura
As suas necessidades de produção e a sua gestão de stocks e pedidos são geridos no ERP de forma central e global e é assim que deve ser feito. Se não está a ser feito assim, deveria ser! Este é o ponto de partida e este setup é importante ser bem feito.
2
No seu ERP, configure de forma central todo o setup relevante para gerir a produção de forma eficiente.
Máquinas, centro de trabalho, operários, produtos, estruturas, controlos de qualidade, etc.
3
Instale a aplicação de Shop floor control nos seus tablets e conecte-a com o seu ERP
Fácil e direto. As aplicações estão agora conectadas.
E em termos de Worflow?
ETAPA 1
O responsável de produção planifica as ordens que vão ser executadas, a uma determinada linha / posto de trabalho
ETAPA 2
O responsável dos turnos pela produção pode a partir da sua aplicação de chão de fábrica ativar as ordens de fabrico para serem executadas ou mover prioridades de acordo com imprevistos que possam ocorrer.
ETAPA 3
Os operadores na produção, entram na aplicação de chão de fábrica a partir dos seus tablets que estão colocados nos locais de trabalho e conseguem visualizar para o seu posto de trabalho as ordens que têm planeadas para execução.
ETAPA 4
A partir daí os operadores indicam que vão começar a trabalhar numa dada produção e despoletam todo um conjunto de informações que podem ver ou providenciar. Tais como?
1 Verificar se têm stock em linha suficiente para trabalhar. Se sim, ótimo, se não, podem solicitar à logística ou eles próprios transferirem stock
2 Verificar instruções de limpeza antes de iniciar as produções
3 Reportar consumos
4 Reportar produções
5 Efetuar controlos de qualidade
6 Reportar incidências e não conformidades
ETAPA 5
No final, os operadores reportam os produtos produzidos, podendo gerar palets para arrumação dos mesmos.
ETAPA 6
E a logística poderá arrumar os produtos produzidos, simplesmente movendo as pallets ou caixas nos seus destinos finais.
ETAPA 7
O que se faz no chão de fábrica através da aplicação, tem acompanhamento em tempo real através do ERP no qual se consegue ver de forma centralizada, o avanço do que foi planeado!
ETAPA 8
Será que tem de ser mais complicado?Pode ser que sim! E esta solução tem isto e muito mais! Mas no geral, as coisas são simples quanto isto: planear, executar, reportar o que foi feito (em termos de produtos, mas também em termos de qualidade) e dar seguimento enviando produtos para a logística para poder arrumá-los! Com estas informações, há todo um conjunto de informações que podem ser geradas e extrapoladas, tais como problemas típicos, desvios, eficiência, etc.
E lembre-se apenas se consegue medir o que registamos!